É oficial: entramos na era das TVs 8K. Em todo o mundo, as vendas de monitores 8K estão aumentando constantemente e, com os fabricantes de TVs adicionando constantemente mais ofertas ao mix, espera-se que o mercado de 8K continue crescendo.





AI ScaleNet para acelerar os dois desafios comuns de 8K





Samsung-ai-scalenet-to-up-up-speed-8k-content-production-australia-1

No entanto, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados antes que os espectadores de todo o mundo possam aproveitar os visuais impressionantes do 8K em sua totalidade. Primeiro, mais conteúdo 8K precisará ser produzido e, segundo, conexões de rede precisam ser capazes de suportar o fluxo contínuo de filmes e programas 8K.





Para resolver esses problemas, os pesquisadores da Samsung Research, um centro avançado de pesquisa e desenvolvimento do SET Business da Samsung Electronics, desenvolveram um AI Codec conhecido como AI ScaleNet. Introduzida pela primeira vez na SDC19, essa inovação permite a entrega de conteúdo de 8K em redes que normalmente suportam apenas velocidades de 4K - sem a necessidade de infraestrutura adicional.





Para saber mais sobre o processo de desenvolvimento da AI ScaleNet e as possíveis aplicações, a Samsung Newsroom entrevistou Kwangpyo Choi e Youngo Park - pesquisadores da equipe de Tecnologia Visual da Samsung Research e os primeiros indivíduos a sugerir e desenvolver esse tipo de tecnologia inovadora.





Suportando mais conteúdo de 8K





Samsung-ai-scalenet-to-up-up-speed-8k-content-production-australia-2

O AI ScaleNet utiliza tecnologia de aprendizado profundo para minimizar a perda de dados durante a compactação e permitir que o conteúdo de 8K seja transmitido em redes com recursos de menor largura de banda.





Eis como funciona, em poucas palavras: o conteúdo de 8K é compactado para a qualidade 4K usando um downscaler de IA e transmitido para a TV do usuário, que utiliza a AI para melhorar o conteúdo de volta para a qualidade de 8K. Quando solicitado a descrever a inspiração para a tecnologia, Choi especificou a necessidade de uma nova tecnologia de compressão e transmissão de vídeo para acomodar o cenário de mídia em constante evolução e enfrentar os desafios técnicos relacionados.





Caso você não saiba, as TVs 8K como a Samsung Q900R usam a tecnologia de aumento de escala para oferecer uma qualidade de imagem mais nítida. Vemos isso como uma solução temporária para a falta de conteúdo 8K nativo. De alguma forma, de alguma forma, as marcas precisam tornar o novo formato de resolução conhecido e disponível para o mundo.





“O conteúdo multimídia está se movendo rapidamente on-line, portanto, descobrir como superar as limitações de largura de banda para transmissão de conteúdo UHD se tornou uma tarefa importante”, disse Choi.





"Com o AI ScaleNet, os usuários poderão desfrutar de conteúdo com qualidade de 8K, mesmo com larguras de banda mais baixas", acrescentou Park. "De fato, durante períodos de alto tráfego de rede, quando as velocidades tendem a cair, os espectadores ainda podem esperar que o conteúdo seja apresentado com uma qualidade relativamente mais alta".





O AI ScaleNet trata das limitações de largura de banda nas modernas infra-estruturas de rede com o que é conhecido como um codec de IA adaptável. "O AI Adaptive Bit Rate Streaming refere-se à tecnologia de IA que se adapta a várias larguras de banda e ajusta a resolução para permitir o streaming contínuo", disse Choi.





A diferença que a tecnologia faz é especialmente clara ao usar serviços over-the-top (OTT), em que os espectadores geralmente percebem alterações na qualidade da imagem. Como Choi explicou, no entanto, a tecnologia AI Codec e AI ScaleNet da Samsung utiliza a IA que se adapta a mudanças na largura de banda e otimiza a qualidade, para que os usuários desfrutem da experiência de streaming da mais alta qualidade possível.





Uma inovação inovadora





Como os pesquisadores descreveram, o processo de desenvolvimento não ficou isento de dificuldades. "A parte mais difícil foi garantir a compatibilidade com as tecnologias de compressão de codec existentes", disse Choi. "Como projetar um algoritmo fácil de usar que seria compatível com as tecnologias existentes, enquanto entregava o desempenho pretendido ao mesmo tempo, era a questão".





Choi também observou dificuldades que derivavam de lacunas de perspectiva entre as equipes de pesquisa e desenvolvimento. Havia várias considerações relacionadas à complexidade, design e estrutura que os pesquisadores tinham como certo e foram questionadas pelos desenvolvedores.





"Conseguimos alcançar esse resultado graças à sinergia dos membros de nossa equipe, que trabalharam em estreita colaboração para alcançar o mesmo objetivo e dos colegas que estavam focados na comercialização da tecnologia", disse Park. “Acredito que o AI ScaleNet é a primeira tecnologia a superar as limitações de largura de banda, resolvendo problemas de complexidade e separando os lados do servidor e do cliente, respectivamente. Hoje é relativamente difícil comercializar a tecnologia de IA com o objetivo de melhorar a resolução, o que é diferente de comercializar a IA para reconhecimento e classificação. "





Capacitando experiências mais ricas dos usuários com a tecnologia de IA





Quando perguntados sobre como a tecnologia da IA ​​contribuirá para o avanço das tecnologias de TV em geral, os pesquisadores apontaram duas direções possíveis.





"O primeiro seria maior comodidade do usuário e o segundo melhoraria a qualidade da imagem", começou Choi. “O primeiro ponto já está sendo entregue com o Bixby. Para aprimorar as experiências de visualização das pessoas, as tecnologias que suportam a melhor qualidade de imagem possível com largura de banda mínima, como o AI ScaleNet, devem ser pesquisadas e desenvolvidas continuamente ".





Como observaram os pesquisadores, a Samsung tem grandes planos para esta tecnologia versátil. "A AI ScaleNet nos mostrou que, superando desafios, podemos ajudar a inaugurar o futuro e enriquecer a experiência do usuário", disse Park. "No futuro, continuaremos pesquisando e desenvolvendo funcionalidades adicionais que aumentam a conveniência dos usuários e, através da cooperação com provedores de serviços de conteúdo, esperamos capacitar diversos serviços para dispositivos Samsung".



Post a Comment